_1600x1200_100317.jpg)
FELIZ HALLOWEEN!!!!
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e Ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C..Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando, a origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta.
A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados.
Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo ou tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros e usavam máscaras.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade média , quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição .
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
Como todos sabem infelizmente essa data não é devidamente comemorada aqui no Brasil :/, mas além dos EUA o Japão também comemora o Halloween, então nesse post vou falar um pouquinho sobre como é festejado o Halloween no Japão.
Bem, lá no Japão o Halloween é comemorado com tudo que tem direito, abóboras, fantasias de zumbi, bruxa, etc, mas além dessas fantasias eles também usam outras fantasias que não tem nada a ver com o tema Halloween, uns usam cosplay de animes e filmes também.
É realizada uma parada de Halloween em Kawasaki com concurso de fantasias que atrai muitas pessoas fantasiadas e outras que vão apenas para tirar fotos do desfile, vocês podem ver um vídeo da parada aki *.
Também são vendidos vários objetos decorativos e comidas especiais de Halloween:
