domingo, 29 de julho de 2012

Curiosidades: tipos sanguíneos na Coréia/Japão

  Quem costuma assistir dramas e programas de variedade asiáticos,  principalmente coreanos, já deve ter percebido que eles costumam citar o tipo sanguíneo fazendo uma relação com características da personalidade.Então resolvi pesquisar um pouco sobre esse assunto e vou postar algumas coisas aqui.

  O grupo ABO foi descoberto pelo cientista Karl Landsteiner em 1900. Naquela época foram feitos estudos que apontavam que em cada região havia a predominância de um determinado tipo sanguíneo, por exemplo, na Alemanha a maioria das pessoas tinham sangue A e O, essa pesquisa foi usada pelos nazistas para criar a idéia de supremacia entre as raças.
  Em 1972 Takeji Furukawa, um professor na escola feminina de Tokyo publicou o trabalho ''O estudo do temperamento através do tipo sanguíneo'' .
Em outro estudo, Furukawa comparou a distribuição do tipo sanguíneo em dois povos, um grupo de Taiwan e outro de Hokkaido. A motivação do estudo se deu por causa da ocupação japonesa em Taiwan, onde os taiwaneses resistiam fortemente a ocupação. O propósito de Furukawa era descobrir se o tipo sanguíneo dos taiwaneses poderia ter algo a ver com sua rebeldia. Ele descobriu que 41.2% da amostra dos taiwaneses era do tipo O e deduziu que eles eram geneticamente determinados a rebeldia. Esse dado usou como argumento o fato de que entre o povo de hokkaido, considerados submissos, apenas 23.8% tinham sangue O. Furukawa então concluiu que para amenizar o número de taiwaneses tipo O o governo deveria incentivar o casamento entre japoneses e taiwaneses.
  O interesse nessa teoria caiu  em 1930 por causa da falta de base científica, mas em 1970 foi revivida  com a publicação do livro de Masahiko Nomi, apesar de também não ter nenhum fundamento científico o livro continua popular.
Atualmente esse costume de julgar o temperamento através do tipo sanguíneo ainda é muito popular na Coréia e Japão, pode ser visto em revistas femininas como se fosse horóscopo, com combinação entre os tipos sanguíneos, por exemplo, ''tipo A não dá certo com tipo B''.
 No perfil de artistas sempre tem o tipo sanguíneo como informação, o facebook em alguns países asiáticos tem a opção para tipo sanguíneo, e como eu já tinha citado no começo do post também é muito comum ver o julgamento pelo tipo sanguíneo em dramas e filmes, como por exemplo em My boyfriend is type B, um filme onde a garota é avisada a não namorar um cara por que ele tem sangue tipo B. Além disso parece que até empresas usam  o tipo sanguíneo como critério para contratar ou não um empregado.
 Bem então aqui vai as características de cada tipo sanguíneo:
Tipo A:
 Prós: paciente, organizado, responsável, reservado, digamos que é o tipo certinho.
contras: obsessivo, cabeça dura.
Tipo B:
prós: decidido, confiante,  passional, otimista.
contras: egoísta, desorganizado, irresponsável, volúvel.
é considerado o pior tipo na Coréia, justamente por ser assim.
Tipo AB:
prós: racional, sociável,controlado
contras: crítico, indeciso, convencido
Tipo O:
prós: ambicioso, autoconfiante, sociável, criativo
contras: arrogante, não tolera traições
É considerado um ótimo líder.
Eu sou tipo O, acho que as características batem no geral.
E  aqui vai o tipo sanguíneo de alguns artistas coreanos (meus preferidos):
Donghae (Super junior): tipo A
Siwon (Super junior): tipo B
Lee Hongki (FTisland): tipo AB
Lee min hoo (ator): tipo A
Kim hyun joong (SS501): tipo B

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dica de anime: Chihayafuru


Olá pessoal que está lendo esse blog xD
Hoje vim falar de um anime muito bom na minha opinião!
Chihayafuru é um anime interessante, romântico, engraçado, a sua estória é sobre três crianças que se tornam grandes amigos graças a um jogo, karuta.
Ayase Chihaya, Wataya Arata e Taichi Mashima estudam na mesma escola na sexta série, Arata é discriminado na sala por ser quieto e introvertido, Chihaya é uma moleca e Taichi é um menino riquinho e competitivo.
Um dia Taichi com ciúme de Chihaya acaba implicando com Arata e briga com os dois, nesse dia Chihaya defendendo Arata acaba se aproximando mais dele e conhecendo o karuta, um antigo jogo de cartas japonês.
Os três são unidos pelo karuta, mas o destino os separa, alguns anos depois os três se reencontram e percebem que algumas coisas mudaram.
Será que eles poderão retomar a amizade da infância? e o karuta?
Bem, essa é uma sinopse bem rápida só para explicar um pouco o anime, mas como disse, vale a pena assistir!
O anime tem 25 episódios e uma segunda temporada (que espero que saia logo) já foi anunciada esse ano *---*
Eu baixei Chihayafuru pelo site Animehouse.
opening aki
Espero que vocês assistam e gostem, por que eu amei! *--*


 
 
 

 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fim de Naruto? T-T

Saiu em vários sites por aí a notícia de que Masashi Kishimoto anunciou o fim de Naruto, depois de muitos anos de publicação.
Essa notícia com certeza me deixou muito triste por que eu assisto Naruto desde o começo, quando passava no SBT, gostei tanto que continuei acompanhando pela internet, tanto o mangá quanto o anime.
Tenho certeza que muitas pessoas que acompanham Naruto estão tristes também.
Quem lê o mangá já sabia que Naruto está perto do fim, mas ver essa notícia oficialmente é mais triste.
Bem, eu espero que o Kishimoto faça um final bem legal para Naruto, que realize o desejo de muitos fãs de ver Naruto casando com Hinata, e Sasuke voltando para a vila e casando com a Sakura *--*
Ainda não vou fazer um post de homenagem por que Naruto oficialmente ainda não acabou, ainda tem muita coisa para acontecer.
Mas quando o último capítulo/episódio tiver saído com certeza vou fazer um mega post em homenagem a Naruto! T-T



Não...
Naruto não pode acabar!







quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dicas de doramas 2



Olá pessoal, depois de um tempo sem postar nada por falta de tempo e paciência eu estou de volta o/ por que estou de férias ^o^
 Bem , estou pensando em alguns posts legais mas por hoje vou fazer um sobre dicas de doramas.
Assisti alguns doramas durante esses meses, vou colocar aqui minha opinião sobre os que eu lembro agora, depois faço outros.
Começando com ''Extravagant challenge''- ''Skip beat'', baseado no mangá e anime ''Skip beat'' de Yoshiki Nakamura. Já fiz um post sobre o anime.
O drama é taiwanês mas conta com dois protagonistas coreanos, os integrantes do Super Junior Choi Siwon (Ren Tsuruga) e Lee Donghae (Shoutarou Fuwa). A protagonista (Mogami Kyoko) é a atriz Ivy Chen, e sua melhor amiga ( Kanae Kotonami) é interpretada por Bianca Bai.
Como o drama é taiwanês eles modificaram o nome original dos personagens, ficando:
Ivy Chen como Gong Xi,  Choi Si Won como Dun He Lian,  Lee Dong Hae como Bu Puo Shang, e Bianca Bai como Jiang Nan Qin.
As falas do dois principais tiveram que ser dubladas, a voz de Donghae foi dublada por Darren do 'The drifters', já Siwon foi dublado por  Xie Kun Da ep.1-2, Nylon Chen ep.3-.
Eu acho que esse foi um dos pontos que prejudicou o drama.
Bem, para quem não conhece a história do anime/mangá eu vou explicar o enredo do drama.
Gong Xi vai morar com Bu Puo Shang, seu amor de infância, em Taipei para ajudá-lo com sua carreira artística. Ela faz de tudo, trabalha em 3 empregos, arruma a casa e gasta todo seu dinheiro e tempo com Shang sem receber nada em troca e esquecendo de cuidar de si mesma.
Um dia ela acaba ouvindo por acidente Bu Puo Shang conversando com sua empresária dizendo que só a trouxe para Taipei para servir como uma empregada, que ela é uma garota sem graça e etc.
Quando Gong Xi ouve isso ela liberta seus demônios e jura vingança contra Bu Puo Shang, ele ri dela e diz que se ela quisesse fazer isso teria que entrar para o showbiz, então Gong Xi torna esse o seu maior objetivo, entrar para o showbiz e se vingar de Bu Puo Shang. E no caminho para alcançar seu objetivo ela acaba acaba conhecendo Dun he Lian, o maior rival de Bu Puo Shang, além de se envolver em muitas confusões.

As únicas coisas que eu não gostei foram:
A curta duração do drama, tipo que terminou sem um fim, acho que tinha estória para eles colocarem mais episódios.
Não gostei também do cabelo da Ivy Chen, tipo, os primeiros episódios ficaram meio que ridículos, a atriz com aquela peruca ruiva que parecia um capacete. Eu acho que ela deveria ter pintado o cabelo de ruivo ou pelo menos ter usado uma peruca natural na qual parecesse que ela realmente pintou o cabelo.
E pra finalizar, como já tinha dito lá em cima, não gostei da dublagem do Donghae e Siwon, seria mil vezes melhor se pudéssemos ouvir a voz deles.

Mas apesar desses probleminhas eu achei o dorama muito engraçado, conseguiram reproduzir a história do anime, Amei os protagonistas, Siwon e Donghae *--*, eles interpretaram muito bem, principalmente o Donghae.
Eu acho que a Ivy Chen talvez não tenha conseguido expressar todo ódio que a Kyoko sentia no anime, mas a atuação foi boa, a cena da luta dela vestida de galinha com o Bu Puo Shang foi muito engraçada.
Outra coisa boa é o OST, a abertura e a ending são cantadas pelo Super Junior M.
A briga entre a Gong Xi galinha e o Shang

a ridícula peruca que eu falei ...
*0*
Donghae tão fofo *q*




 Agora vou falar de outro dorama muito bom, que estou assistindo agora, BIG, com o lindo do Gong yoo *--* e o integrante do Cross gene, Shin Won.

A estória de BIG  é a seguinte, Kang Kyung Joon (Shin Won Ho), um estudante de 18 anos do ensino médio acaba sofrendo um acidente quando estava ajudando a sua professora Kil Da Ran (Lee Min Jung) a fazer as pazes com o noivo Seo Yoon Jae (Gong Yoo), que estava indo encontrar Kil Da Ran de carro, quando Kang Kyung Joon estava voltando de moto pela estrada acaba se envolvendo em um acidente com Seo Yoon Jae. Quando ele acorda no hospital está no corpo de um homem de 30 anos, o noivo de Kil Da Ran. Então a partír daí ele tem que fingir ser Yoon Jae até poder voltar ao seu corpo e acaba se envolvendo com sua professora.
Bem, pelo que pude ver até agora o dorama é muito bom!
Tem personagens e situações engraçadas, como a família da Kil Da Ran, o pessoal da escola...
Tem a vadia da estória, que dá vontade de matar!, na verdade são duas, por que a mãe dele (do Yoon Jae) também, além disso ainda tem uma personagem chata e intrometida, Jang Ma Ri (Suzy -Miss A), que não larga do pé do Kyung Joon.
,